A vida..
Prisioner of love
Engraçado como, as vezes, paramos pra pensar na vida e de repente nos supreendemos.
Esses dias estava mentalmente recordando fatos importantes que me fizeram perceber como o mundo mudou nos útimos tempos. Ou talvez apenas passei a parceber melhor os acontecimentos a minha volta.
Há algumas semanas pude perceber de fato como certos valores como honra e dignidade podem mudar dependendo da situação. Até que ponto é correto respeitar uma vaga especial em um estacionamento? Até o ponto em que não há mais nenhuma outra vaga dispinível? Até que ponto é digno se levantar para que alguém mais velho ocupe seu assento? Até o ponto em que você está cansado o suficiente para pensar apenas em si mesmo? Até que ponto é correto fazer o correto? Até o ponto em que isso não lhe trará nenhuma consequência negativa?
Se vc é o tipo de pessoa que respondeu sim para todas essas perguntas, então não se sinta só, a grande maioria do mundo é feito de pessoas como você, para a infelicidade de todos os outros..
Algumas dessas coisas podem parecer pequenas. Uma vez ouvi: Ah! esse estacionamento possui várias vagas para deficientes mesmo!(argumento esse utilizado para estacionar mais perto da entrada de um estabelecimento comercial). Mas é o conjunto de várias dessas decisões egoístas que transforma o mundo em uma arena de batalha, onde o mais egocêntrico se sai melhor. Se isolar dentro de suas próprias regras e não aceitar nada que vêm de fora de sua bolha.
"O certo e errado são relativos, mas o bom e o ruim não."
Isso é algo que aprendi. Por mais que o conceito de certo e errado possa ser deturpado, as consequências das decisões tomadas a partir desse pensamento sempre serão boas ou ruins para os envolvidos, invariavelmente. Da mesma forma que ao não ceder o assento reservado em um trem ou ônibus porque vc está cansado demais para isso, o senhor/grávida/portador de necessidades especiais vai ter que aguentar a viagem de pé independente de ser mais velho, de estar carregando um bebê, ou seja, de ter maior dificuldade de realizar tal missão do que você.
Já parou para pensar nisso?
...
Bom final de semana e feriado pronlogado para todos!
Post interessante...
ResponderExcluirTalvez isso seja algo meio intrínseco do povo brasileiro, que parece que é um dos que mais desrespeitam as pessoas nesse quesito no mundo.
E não para por aí... em vários países do mundo, por exemplo, se você estiver em um supermercado e devolver uma mercadoria em outra prateleira (fora do lugar), o outro consumidor (uma pessoa igualzinha a você) te dá uma bronca, literalmente. Existem ainda aqueles países em que você deixa o dinheiro lá e pega unicamente o seu jornal no meio de um monte de jornais, sem a necessidade de alguém para vigiar o que está acontecendo. E ainda há países que não possuem catracas em ônibus, por exemplo. Você só paga (digamos que você passe algo semelhante a um bilhete único) e vai sentar no seu lugar... e todos pagam.
Tudo isso parece uma utopia, mas não é. Funciona em vários países. Mas claro que não passaria de uma comédia (ou até mesmo uma tragédia) se fosse no Brasil.
Se cada um pelo menos fizer a sua parte, já ajudará muito!
O que pode ser bom para uma pessoa, poderá acarretar em algo ruim para outra.
Pensemos melhor sobre isso...
Até mais e bom final de semana!