Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Que cores você vê?


Imagine isso:

"Uma pessoa chamada X, ao nascer, teve contato através da visão com o mundo que lhe rodeia. Mesmo sem conhecer os nomes dado às coisas ou mesmo seu significado, podia vê-las. Ver suas mais variadas formas lhe era interessante, mas o que chamava mais a sua atenção eram as diferentes cores.  Ah! As cores! Formando uma ampla gama de experiências visuais que a fascinavam e ditavam as leis de seu mundo. Um pouco mais madura, com o desenvolvimento da fala, aprendeu, em casa, na escola, na rua, com amigos, parentes, televisão, o tempo todo, em todos os lugares, os nomes dessas cores. 
"A maçã é vermelha. O céu é azul. As folhas são verdes..."
Isso foi frisado em sua mente , de tal forma, que se tornou uma lei rígida, intrinsecamente incontestável. "Vermelho, amarelo, laranja.. cores quentes, representam o calor! Enquanto as cores frias representam o que há de gelado"
Um dia, um grande pesquisador desenvolveu um método para adentrar uma mente e assim enxergar através dos olhos de outra pessoa. Pessoa X era seu estagiário e teve a "honra" de ser convidado para ser a cobaia do novo e revolucionário equipamento, e assim foi. O pesquisador se conectou a mente de seu estagiário tomando para a si a visão de X. No entanto, para sua surpresa, percebeu que o equipamento não funcionava corretamente, pois o que via através dos olhos de X eram maçãs com cores que todos conhecemos como azuis, o céu se tornou o que chamamos de vermelho e assim as cores quentes na verdade eram frias e as frias quentes, como num mundo as avessas.
Por conta deste fracasso a pesquisa não gerou bons dados, sendo deixada de lado sem, no entanto, desvendar o porquê de tal intrigante erro."

--

Agora vamos imaginar que o equipamento, na realidade, funcionava em perfeitas condições. E que a cor que o pesquisador considerava ser vermelho para todas as pessoas na verdade era vermelho apenas para ele e que cada pessoa enxerga as cores da sua forma. Ou seja, o tom que Y enxerga no céu é diferente do que V enxerga. E vamos considerar que no final das contas os nomes das cores acabaram por se tornar apenas uma tradição passada de geração em geração, tirando qualquer relação de seu verdadeiro tom e significado com seu nome (pois assim o nome vermelho pode ser utilizado para qualquer tom verdadeiro, desde o que você conhece por vermelho até para o azul ou preto). Sob esse ponto de vista todos dizem e concordam que as folhas são verdes, mas cada um a enxerga com uma cor diferente, mesmo sem saber.
Agora,me responda apenas isso:
Por que a pessoa chamada X não poderia ser você?

E, em um esforço final, imagine se isso não valesse apenas para as cores, mas se estendesse para formas, texturas, cheiros, sons, sensações e mesmo sentimentos, de forma que cada pessoa vê, sente e interage com o mundo de uma maneira própria e única!

Assim, existiriam, no mínimo, uns 6 bilhões de mundos diferentes. 

Que loucura, né?

Até a próxima postagem!

3 comentários:

Nah disse...

nãããoooo
assim vc vai dar um nó no meu cérebro xDD
Mas é bem legal ver esse ponto de vista, o verde que eu vejo não é seu verde, o doce que sinto não é o seu doce, o mundo que vejo não é o seu mundo! Muito doido, heheh
Mas por causa dessa doideira e outras coisas mais que fazem meu mundo se aproximar do seu ;)

Nah disse...

cadê as atualizações de sexta? =P
heheh

Nah disse...

cadê as atualizações de sexta? =P [2]