Páginas

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

A Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas

Bom..
Depois de um período de ausência de posts informativos a respeito de problemáticas de cunho ambiental, resolvi postar sobre um assunto bastante importante: A extinção de espécies animais.
Só pra introduzir a essa questão aqui no blog, coloquei um vídeo sobre as espécies que foram extintas durante esse século. Eu achei bem triste.. me fez pensar mais na responsabilidade que temos nisso tudo, uma vez que esses animais mostrados no vídeo desapareceram durante os últimos anos, anos esses, nos quais vivemos nossas vidas felizes.. Bom.. só troquem o termo espécies por indivíduos ao longo do vídeo:




No começo dessa semana, antes de ir dormir, estava tentando me informar sobre o que se passava à minha volta, no mundo, ouvindo notícias numa rádio (se não me engano era a CBN), quando, de repente, escuto a seguinte frase: “1/4 dos mamíferos do planeta estão ameaçados e extinção... Eu fiquei assombrado com essa informação.
A reportagem era sobre o último relatório da IUCN (International Union for Conservation of Nature and Natural Resources), que foi divulgado essa semana numa matéria da Science. Para quem não sabe, a IUCN, divulga todo ano uma lista chamada de “Red List of Threatened Species” ou simplesmente Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas. Em suma, funciona como um tipo de diagnóstico da situação da biodiversidade no mundo.

Resultados da Red List:
Dentre vários(muitos mesmo!) dados contidos no estudo, destaquei alguns que achei bastante impressionantes:

· 25% dos mamíferos (cerca de 1.141 espécies) estão ameaçados, sendo que 76 espécies já foram extintas.
· 12% das aves (cerca de 1.222 espécies) estão ameaçadas, com 134 espécies já extintas.
· Nada menos que 30% dos anfíbios, totalizando 1.905 espécies, estão ameaçados e 38 espécies já são declaradas extintas, e isso tudo sem contar as espécies endêmicas do Brasil que não foram contabilizadas pela IUCN!
· Ainda sobre os anfíbios, em 2000, 25 espécies eram alocadas no grupo de severamente ameaçados, esse ano o número subiu para 475 espécies!
· 717 espécies animais jamais serão vistas novamente e 8.462 correm o risco de ter o mesmo destino..


O diagnóstico também divulgou dados divididos por países:

· O Equador está em primeiro lugar na questão de número de espécies ameaçadas, com um total de 2.208;
· O EUA vêm logo atrás, com 1.192 espécies;
· E em terceiro lugar, com 1.141 espécies ameaçadas, encontra-se a Malásia;
· O Brasil possui 738 espécies em situação de risco, conseguindo o 2º lugar na América do Sul. Possui, ainda ,10 espécies consideradas extintas;
· Os Estados Unidos possui a incrível marca de 233 espécies extintas! É o país com o maior número de espécies extintas no mundo!


Ao meu ver, são todos números alarmantes, revelando a importância de deslocarmos ao menos parte de nossa atenção a essa questão. O que vocês acham? Pelo menos, por hoje, pensem um pouco a respeito =]

Só pra terminar, um outro vídeo com imagens bastante bonitas:




Made
Bom final de semana para todos!
o/
P.S. Mais informações em: http://www.iucnredlist.org/

5 comentários:

Anônimo disse...

Esses números grandes me assustam, sabia?! Talvez tudo pudesse ser diferente se as pessosas penssassem sobre isso, tentassem mudar algo ou coisa do tipo... =/

Unknown disse...

É sem dúvida uma situação lamentável pensar que essas espécies estão simplesmente sumindo e que grande parte das pessoas não está nem aí pra isso. Mas também convenhamos, se as pessoas, de uma forma geral, não estão nem aí nem para o seu semelhante, vc acha que elas vão ligar se "um bichinho desses" está desaparecendo em algum lugar por aí?

Unknown disse...

Aproveito o espaço para divulgar o site do Greenpeace contra o desmatamento da Amazônia: http://www.meiaamazonianao.org.br/

Unknown disse...

Assinem a petição em prol do bem-estar dos animais: http://www.animalsmatter.org/

Unknown disse...

os dinossauro foi extinto para nos existir


aaaaaaaaa