Olá pessoal!
Depois de bater o record de menor número de posts 2010, volto a escrever um post nesse novo ano de 2011! =D Antes de qualquer coisa, gostaria de desejar um bom ano para todos. Espero, sinceramente, que este ano seja recheado de novidades boas, realizações, felicidade, paz e amor! hehe Feliz Ano Novo! =)
Bom, mas como é desejável que um post possua um tema, decidi escrever sobre algo que eu e alguns amigos gostam muito, a principal obra de um escritor, que é considerado por muitos (e eu com certeza estou nessa) como um gênio. Ele é cara que posso dizer que admiro muito e que, se isso for possível, quero, um dia, encontrar no céu para bater um papo sobre sua obra. Se você me conhece, provavelmente já sabe sobre quem estou falando:
John Ronald Ruel Tolkien!
O post não é sobre o J. R. R. Tolkien em si, mas principalmente sobre seus livros. Infelizmente não posso dizer que conheço tão bem a vida do Tolkien (algo que pretendo mudar daqui pra frente). Por conta disto e inspirado pelo fato de eu ter terminado a leitura de Contos Inacabados recentemente, resolvi escrever um pouco sobre a Terra Média, o fantástico mundo criado por Tolkien (ou teria sido por Eru e seus Valar?).
Para quem não sabe, a trilogia de "O Senhor dos Anéis", obra mais conhecida de Tolkien, é apenas uma pequena (minúscula, uma pequena gota em um oceano) parte da história da Terra Média. Se você ficou curioso para conhecer um pouco sobre a obra de Tolkien clique no spoiler abaixo. =)
Clique aqui para mostrar/esconder
O Hobbit
O primeiro livro escrito por Tolkien, na realidade, foi "O Hobbit". Nesta época ele provavelmente nem possuia a intenção de criar todo o universo detalhado em outros livros, tanto é que a história é muito mais "leve" e "divertida", sendo mais voltada para um público infantil. De forma geral, esse livro apresenta para o leitor as principais características da Terra Média, com seus diferentes povos (hobbits, magos, anões, elfos, homens, etc), a partir da história de Bilbo Bolseiro, um hobbit que sai em uma viagem com 13 anões com o objetivo de conquistar um tesouro roubado por um dragão (Smaug). No meio da aventura Bilbo acaba encontrando o famoso Um Anel. Considero "O Hobbit" como um dos livros mais bacanas, pois é uma história no universo tolkiano mas muito mais leve e fácil de ler do que todos os outros livros do autor.
O Senhor dos Anéis
Muitos anos depois de escrever "O Hobbit", Tolkien publicou a trilogia que é mais conhecida atualmente: O Senhor dos Anéis. Não vou contar sua história, pois provavelmente você já deve ter o mínimo de conhecimento acerca da aventura e, se não tiver, então não merece mesmo nenhuma consideração (brincadeira =P). O curioso é que a idéia do Tolkien era a de publicar apenas um volume único, ou seja, um livro gigante de umas 1000 páginas! Mas no final das contas ele foi convencido a dividir a obra em três partes: A Sociedade do Anel; As Duas Torres; e O Retorno do Rei (título bastante spoiler ^^").
Agora o que muitos não sabem é que o universo de O Senhor dos Anéis não se resume apenas a estes livros publicados enquanto o Tolkien era vivo. Durante toda a vida, ele desenvolveu o universo no qual os livros citados acima fazem parte, no entanto, com objetivos tão grandiosos, que jamais conseguiu terminar sua obra. Após sua morte, seu terceiro filho, Christopher Tolkien, organizou seu trabalho e publicou os dois livros mais importantes para a compreensão da Terra Média: O Silmarillion e Contos Inacabados.
O Silmarillion
Em minha opinião, este é o livro mais incrível de todos. É o atestado de genialidade de Tolkien. Se você não é fã, não leu O Senhor dos Anéis ou O Hobbit, muito provavelmente vai apontar este livro como a coisa mais chata e massante que já foi escrita. No entanto, se você é fã e tem vontade de conhecer mais sobre o universo tolkiano, vai se deparar com o livro mais fantástico de todos. O Silmarillion aborda desde a história da criação da Terra Média até acontecimentos posteriores ao Senhor dos Anéis. Ao terminar a leitura deste livro você percebe que aquilo que conhecia sobre o universo de Tolkien a partir do Senhor dos Anéis é algo quase irrelevante perto da complexidade do mundo e de sua história descrita no Silmarillion. Enfim, para mim é o melhor livro de todos os tempos.
Contos Inacabados
Depois de ler O Silmarillion você acredita que nunca vai ler algo sobre Tolkien que lhe deixe tão maravilhado, mas, felizmente, isso é um grande equívoco. Contos Inacabados, como o próprio nome diz, é um livro que reúne contos que não foram encerrados, ou seja, literalmente acabam no meio da história (o que é frustrante, pois, na maioria das vezes, a redação deles acaba em um ponto chave da história). Apesar disto, há muitas informações que só podem ser encotradas neste livro. Mas o que mais me chamou a atenção é que fica evidente que o Tolkien pretendia descrever a Terra Média e seus acontecimentos mais e mais, quase infinitamente. Sua pretensão em relação à Terra Média é absurda. Depois de criar uma terra, povos, uma língua inteira e vários esboços de outras, personagens principais, etc, Tolkien ainda pretendia descrever minunsiosamente, cada raça, reino, lenda, itens importantes.. Por isso espero encontrar ele no céu com suas 10.000 páginas de contos sobre a Terra Média!
Acabei me empolgando bastante com esse assunto ^^" Acho melhor encerrar o post, mas antes disso separei, abaixo. alguns links interessantes para quem quiser saber mais sobre essa incrível obra de J. R. R. Tolkien. Além disso, as músicas no topo do post são bem temáticas.
Funk do Anel xD
5 comentários:
Ufa!
Esse post deu trabalho. Atualmente o HTML ganha de 10 x 0 de mim [tagzinha spoiler chata de fazer] ><"
Mas acho que ficou legal =)
o/
Ficou empolgado mesmo com o Tolkien! Se começou o ano assim quero ver como será os próximos meses xD
E não li os spoilers, na verdade só sobre o hobbit, o único que vale a pena =P (herege? xDD)
Fez até propaganda dos podcasts! heheh, mas poderia ter tirado o funk do anel ><'
beijos ;)
PS: espero que escreva mais esse ano, daí eu comento mais e vc terá pelo menos 2 comentários por post! heheh =P
VITOOOOOOOOOOOOR C!
AMEI ESSE POST!
Começou o ano em grande estilo! Mas foi maldade... fiquei com MUITA vontade de reler tudo... e esse ano não vai dar de novo ><"
Concordo que o Silmarillion é o melhor livro do Tolkien! É apaixonante!
A gente podia fazer maratona de filmes, né? Ou melhor ainda! Fazer uma vaquinha e comprar a versão estendida =D
Ah! Da hora o funk do Anel xD
=*****
Ah, eu gostava mais dos posts de antes, que faziam a gente refletir sobre o mundo, as pessoas, sobre o impactos positivos e negativos das nossas ações perante as demais pessoas e o planeta como um todo.
Enfim, espero ver mais posts como os de antigamente ao longo deste ano! =D
Abraços
Victor
Achei muito interessante a paixão com que são mencionadas as obras de Tolkien, realmente, é como se ele fosse o escritor de apenas uma história. Mas a história de um mundo inteiro, o que não vi nenhum autor ter a capacidade ou até mesmo o tempo pra tal.
Postar um comentário