Páginas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

O hábito da leitura (2/6) - Os primeiros livros

Os quadrinhos foram, por muitos anos, uma forma de incentivo à leitura para mim. No entanto, eles possivelmente acabaram atrasando meu contato com a leitura de livros. 

Meus primeiros livros foram aqueles indicados pelo escola, como os do Pedro Bandeira e cia. Porém, poucos realmente me chamaram a atenção.  De tudo que li pela escola até a 6ª-7ª série, apenas três livros realmente me marcaram de alguma forma:

--

A droga da obediência: era uma leitura obrigatória na escola do meu irmão mais velho. Esse livro nunca foi obrigatório em minha escola, mas, não lembro o porquê, decidi ler. Gostei bastante da aventura e dos personagens e me diverti durante a leitura. Foi a primeira vez que senti algum tipo de conexão ou identificação com personagens de um livro - e acho que isso ressalta a importância de direcionar o tipo de leitura adequada quando se busca fazer com que alguém tome gosto pela leitura. 

Depois dele cheguei a ler mais alguns da mesma série, como A Droga do Amor, mas nenhum outro chegou a ser tão marcante como o primeiro.

--

Sangue, ossos e pedacinhos: esse foi um dos livros que mais me encantou. Era uma forma divertida de ensinar sobre a biologia do corpo humano. A abordagem era simples e direta: e ss cada um dos componentes do nosso corpo (pele, olhos, cérebro, etc) fossem produtos a venda? Para isso, era necessário destacar os atributos especiais e exclusivos de cada pedacinho do corpo, como ser impermeável, detectar uma variedade de cores, processar informações em velocidades extremamente altas, etc. 

Eu sempre gostei muito de biologia e essa leitura certamente retroalimentou minha curiosidade sobre essa disciplina.

--

Nunca diga adeus: foi meu primeiro romance. Esse livro conta a história de um garoto brasileiro que se apaixona por uma garota com ascendência japonesa. Aos poucos eles se aproximam, conhecendo mais sobre a cultura um do outro. Por conta da rigidez japonesa, o relacionamento do casal passa por conflitos que colocavam a prova os sentimentos deles. O final é um pouco triste. 

SPOILER: A garota se muda para o Japão e no último diálogo ela diz:  "Nunca diga Sayonara, vamos dizer apenas Ashitamade" (é como um "até logo" ou, literalmente, "Até amanhã").

--


Esses foram os primeiros livros que me tocaram de alguma forma, mas o verdadeiro gosto pela leitura ainda precisava de mais estímulo para se desenvolver e transforma-se no hábito da leitura.

--


Os quadrinhos! - parte 1/6

Minha mãe e a biblioteca -  parte 3/6

parte 4/6

parte 5/6

parte 6/6

Nenhum comentário: