Páginas

sábado, 12 de maio de 2018

Saudades

Eu gostaria muito de, hoje, escrever algo interessante, divertido ou genial. No entanto, nos últimos dias tudo que tenho sentido é uma melancolia por conta da ausência das pessoas queridas.

Não estou me sentindo sozinho, solitário. A questão não é essa. Desde que me mudei para Nova Iorque - cerca de 7 meses atrás - conheci muitas pessoas, desenvolvi uma boa amizade por alguma delas e me diverti muito. Mas, pessoas, amizades e sentimentos não são diretamente substituíveis. Conversar, me divertir e sair com novas pessoas não cobre completamente a tristeza causada pela falta que as pessoas queridas fazem quando estão distantes.

Viver assim, longe das pessoas amadas, é um desafio diário de balanço emocional. É necessário reagir e buscar um equilíbrio a cada situação. Nos momentos mais complicados, chega a ser difícil se levantar cedo de manhã com todo o cansaço acumulado, pois parece que o esforço não faz sentido se você não tem com quem compartilhar as experiências ao final do dia.

É claro que é temporário, que logo eu estarei com as pessoas que amo. Mas me convencer disso também é uma atividade diária, principalmente quando há tantas outras questões em jogo, como a responsabilidade de manter questões de saúde, logística e financeiras em perfeitas condições. Eu preciso estar na melhor forma para aproveitar ao máximo a oportunidade que estou recebendo.

O desenvolvimento das tecnologias de comunicação abriu muitas possibilidades de se manter conectado aos entes queridos. Posso facilmente pensar em umas cinco formas de entrar em contato com minha familia, namorada e amigos, por meio de ferramentas amplamente disponíveis. Isso ajuda e muito, mas há um lado perverso também. 

Nenhuma dessas tecnologias substitui plenamente o contato analógico com outrem. Estar conectado o tempo todo significa estar parcialmente com as pessoas e ser lembrado disso a cada mensagem, publicação ou videochamada. Isso pode ser frustrante em alguns momentos.

No final das contas, do ponto de vista pessoal, essa é uma experiência de desenvolvimento e madurecimento sem igual. O vazio causado pela ausência abre espaço para reflexão sobre si mesmo e o seu entorno, o que pode levar a uma melhor compreensão sobre seus propósitos e papel no mundo.

Mas, ainda assim, mesmo sabendo de tudo isso, a saudade aperta e machuca.

Daily Post

To be far from the people I love in Brazil hurts a lot sometimes, but, soon I will be with them again. And what about the friends I made here? Probably, after I left NYC I will never see most of them again. I made some very good friends, thus, in a couple of months, it will be really sad to say goodbye. By the way, next week is the graduation ceremony at Columbia University, what also means farewell time. I really hate to say goodbye to the people I care about, but that's how life is, right?

私の日記  

今は2時午前に。僕は眠いだ。すみません、でも寝る必要があります。

Post Scriptum

Eu ando meio melancólico por conta da saudade, mas estou bem. As coisas no laboratório também estão indo bem. Como sempre muito trabalho, mas consegui ajustar meus horários (estou chegando mais cedo em alguns dias da semana) de forma que consigo separar um tempo também para ler e escrever, além do fazer o trabalho de laboratório.

Quase não tenho jogado, assistido séries e desenhado, mas, por outro lado, comecei a frequentar a academia - o que é algo inédito para mim. Ainda sinto que aquele ambiente não faz parte da minha vida, mas fazer exercícios é saudável, não é mesmo?

Ah! Decidi finalmente cortar o cabelo! Meu cabelo até que estava legalzinho comprido, mas o calor está vindo aí, então preferi resolver logo. Por falar nisso, há algumas semanas fui com alguns colegas do laboratório no Sakura Matsuri no Parque Botânico do Brooklyn e foi bem divertido. Deixo uma foto desse dia animado para balancear a publicação. Aliás, equilíbrio é a palavra que resume tudo no momento.

Dia super divertido e com tempo bom no Sakura Matsuri. A direita é uma colega de doutorado da Columbia.

2 comentários:

Fernando Issao disse...

Yaew, Vitor.
Cara, fiquei um tempo aqui pensando no que escrever para o seu texto aqui, mas, como entendo que seja um desabafo, e se eu estivesse por aí te escutando falar algo assim, eu só lhe pagaria um café e o deixaria continuar desabafando até se sentir melhor haha.
Não consigo entender por completo esse sentimento, mas o seu texto com certeza me fez sentir um pouco dele.

Espero que continue dando tudo certo, que as amizades feitas em Nova Iorque sejam inesquecíveis e com laços muito fortes e que você volte bem para sua família namorada e amigos.

Força aew, Vitor o/

Vitor C disse...

Muito obrigado pela mensagem Issao!:)